sexta-feira, 22 de abril de 2016

TRABALHANDO IDENTIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA


JOGO DA MEMÓRIA 

(Construção do jogo da memória com a identidade de cada aluno)




O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinquentes. Por isso, quanto mais cedo o professor trabalhar as diferenças e respeito com os alunos, mais fácil será a conscientização sobre como lidar com a diversidade. Desenvolver a identidade com o aluno é distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais da criança

Pensando nisso, nas aulas de educação física, foi realizada uma dinâmica muito divertida com os alunos do 1 ano, resgatando uma brincadeira antiga e trabalhando de forma secundária valores éticos e morais

Conteúdos Trabalhados: Memorização, Brincadeiras Antigas, Jogos, Princípios éticos, morais e lateralidade.

Metodologia Aplicada:

1)Foi falado com os alunos sobre as diferenças de cada criança (cor de cabelo, altura, característica física)
2)Foi falado sobre as consequências dos apelidos nos amigos 
3)Foi falado sobre as características positivas de cada criança 
4)Foi tirado foto de cada criança 
5)Foi montado um jogo da memória com o retrato deles
6)Foi jogado com os alunos (montagem de grupos de 5 alunos e foi feito um rodizio entre eles, para que todos conseguissem jogar e identificar o seu colega de classe)
7)Em um grupo grande, onde as peças estavam espalhadas no chão, cada aluno encontrou seu retrato 
8)Finalizou a aula em uma roda, onde o amigo da direita falou uma qualidade para o amigo da esquerda



Nenhum comentário :

Postar um comentário

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...