Trabalhar geografia torna-se mais divertido quando as crianças associam prazer com cultura, ou seja, tornar um momento de aprendizagem, um momento inesquecível faz com que o aluno jamais esqueça do que aprendeu. Por isso, o papel da educação física, além de trabalhar os esportes e a cultura corporal do movimento, é também auxiliadora das demais disciplinas, envolvendo não só a disciplina isolada da educação física, mas podendo ampliar o conhecimento e interagir vários conteúdos de forma abundante e prazerosa.
Justamente pensando na interdisciplinariedade, surgiu o PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES BRASILEIRAS - EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOGRAFIA - JUNTOS PELA EDUCAÇÃO
OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO: Despertar a curiosidade e o gosto pela cultura do movimento através das brincadeiras antigas e populares de todas as regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte)
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Resgatar a cultura corporal
- Incentivar o movimento corporal
- Resgatar as brincadeiras tradicionais
- Conhecer a história e as lendas de uma brincadeira de cada região
- Conhecer os jogos e brincadeiras locais
- Conhecer as características culturais de cada região do Brasil
- Construir brinquedos antigos com materiais alternativos
- Conhecer as demais regiões do Brasil com seus costumes, pontos turísticos esportivos e não esportivos
- Conhecer os esportes mais mais populares de cada capital brasileira
- Conhecer os atletas mais famosos de cada região do país.
NÚMEROS DE AULAS (ANUAL) -
Sugestão: 1º Bimestre (Brincadeiras, jogos e esportes populares da sua região) - 2º Bimestre (Brincadeiras, jogos e esportes da região Sul e Sudeste) - 3º Bimestre (Brincadeiras, jogos e esportes da região Centro-Oeste)- 4º Bimestre (Brincadeiras, jogos e esportes da região Nordeste e Norte)
PÚBLICO ALVO: VOCÊ ESCOLHE - PODE-SE TRABALHAR COM ANOS INICIAIS E FINAIS
METODOLOGIA APLICADA
- Construção do painel;
- Fazer um levantamento dos jogos e brincadeiras que a turma mais gosta e colocá-la em prática;
- Recriar essas mesmas brincadeiras com regras diferentes e estimular a criatividade desses alunos;
- Fazer um levantamento quais eram os jogos e brincadeiras que os pais e avós brincavam na época da sua infância e brincar com elas nas aulas de educação física;
- Se possível, construir algum brinquedo ou jogo dos familiares;
- Fazer um desenho quais foram as brincadeiras que as crianças mais gostaram da sua família e dos colegas e expor em forma de trabalho ou cartaz; (avaliação)
- Conhecer a região Sul do Brasil no mapa, no globo terrestre e mostrar videos sobre a cultura dessa região com seus pontos turísticos
- Conhecer e brincar com as brincadeiras e jogos tradicionais da região Sul
- Colar no painel na região Sul o nome das brincadeiras praticadas
- Conhecer os pontos turísticos esportivos da sua cidade e depois da região Sul
- Conhecer e praticar os esportes mais populares daquela região e realizar uma pesquisa sobre os atletas mais reconhecidos das capitais da região Sul
- Desenhar o mapa do Brasil e pintar somente a região Sul com a brincadeira, jogo ou esporte que o aluno mais gostou
- Pintar a região Sul no mapa grande, encapar com os alunos a caixa de leite para a confecção do quebra-cabeça no final do ano
OBS: FAZER TODO O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO SUBLINHADO COM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL
TRABALHO FINAL (DEZEMBRO) SOBRE O PROJETO: QUEBRA CABEÇA FEITO COM CARTOLINA PRETA, CAIXAS DE LEITE, MAPA DO BRASIL IMPRESSO E PINTADO PELOS ALUNOS - cada aluno receberá um para levar como recordação do projeto para casa
Links importantes para o projeto:
EXISTEM INÚMEROS CONTEÚDOS SOBRE O ASSUNTO NA INTERNET. É SÓ PROCURAR!
COLOQUEI APENAS ALGUMAS IDÉIAS, MAS VOCÊ CONHECE MAIS SEUS ALUNOS DO QUE EU, ENTÃO..... MÃOS À OBRA
Gostou? Mais alguma ideia sobre o assunto? Esse blog adora ouvir seus leitores :)