A tocha olímpica é um dos meios mais fascinantes de ensinar e envolver a interdisciplinariedade na escola. Com ela você será capaz de despertar vários interesses em seus alunos, tornando o ensino mais dinâmico e envolvente. E aproveitando a sua passagem pelo Brasil, seus alunos terão a oportunidade de entrar no clima olímpico de forma crítica e construtiva, formando opiniões com bases teóricas.
A seguir você verá a forma de como foi abordado esse assunto e trabalhado nas aulas de educação física.
TURMAS: 1º AO 9 º ANO
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - PATRIOTISMO, MOTRICIDADE FINA, ESPORTES, ATUALIDADES.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS DE FORMA SECUNDÁRIA: ARTE (cores), HISTÓRIA (Grécia, Deuses, Olímpia) GEOGRAFIA (montanhas, morros, regiões do país) , PORTUGUÊS (confecção de textos e pesquisa), RELIGIÃO (Deuses e A.c e D.C.), CIÊNCIAS, FÍSICA, QUÍMICA ,(gases utilizados na tocha, fogo ) E MATEMÁTICA (formas geométricas)
AULAS: 3 AULAS (ANOS INICIAIS) E 2 AULAS (ANOS FINAIS)
METODOLOGIA DO PROJETO
HISTÓRIA, CARACTERÍSTICAS E PERCURSO DA TOCHA OLÍMPICA PELO BRASIL
Aos alunos das séries iniciais foi realizada de forma oral, uma breve introdução sobre a história da tocha olímpica utilizando uma linguagem mais simples e informal, despertando a imaginação das crianças. Nessa história, os personagens utilizados na narração foram os Deuses do desenho animado Hércules, a cidade de Olímpia na Grécia, o sol e seus raios "transformadores em fogo" (acendimento da chama olímpica, tradição milenar que dá origem ao revezamento da tocha), a Skaphia, espécia de espelho côncavo que converge esses raios para um ponto específico, os mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos jogos olímpicos e as características da tocha RIO 2016 com seu percurso.
Lembrando que para esse público infantil e adolescente, a forma de como será contada a história é o ponto inicial do sucesso do projeto. A narrativa deverá ter emoções, despertar curiosidades, gerar e aliviar tensões, ter personagens interessantes. Resumindo... Uma história que entre no mundo da imaginação dos pequenos e também dos grandes. Só assim, eles terão vontade de prosseguir com vídeos mais formais que mostrarei a seguir.
Vídeos para os anos Finais e Iniciais
Canal do YouTube: Rio 2016
Canal do YouTube: Manual do Mundo
Canal do YouTube: Rio 2016
1º ano concentrado assistindo os vídeosVídeos somente para os anos Finais |
Canal do YouTube: Tudo sobre esportes
Canal do YouTube: Revisão
ATIVIDADE DESENVOLVIDA SOMENTE COM OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS - CONFECÇÃO DA TOCHA RIO 2016 E PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DAS SUAS CORES - 1º AO 5º ANO
MATERIAIS: Meia cartolina branca, cola, fita adesiva, lápis de cor, tesoura, papel seda ou crepom laranja, papel sulfite
PASSO A PASSO
Primeiro - Fazer um cone com a cartolina, colar com fita adesiva para que não solte e colocar seu fogo (papel crepom amassado) em uma das bases da tocha.
OBS: Para os alunos do 1º e 2º ano fui eu quem confeccionou os cones, porque eles não conseguiam enrolar.
Segundo - Pesquisar e explicar o Significado das cores da tocha Rio 2016
Terceiro- Criar através do desenho as ondas com as cores da tocha
Quarto- Recortar e colar seguindo a ordem das cores
Quinto- Fazer brincadeiras com a tocha - Correr, caminhar pela escola, simular um revezamento, passar o fogo de tocha em tocha, entre outras brincadeiras, o que vale é a imaginação.....
Canal do YouTube: Um jeito diferente de ensinar
VOLTA CALMA- REVEZAMENTO DA TOCHA
ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS ANOS FINAIS - PESQUISA - 6º AO 9º ANO
6º ANO - Em um cartaz pesquisar e desenhar:
1) A tocha olímpica Rio 2016 e escrever o significado das cores
2) Pesquisar, desenhar ou colar a imagem da tocha das Olimpíadas de Londres
7º ANO - Em um cartaz escrever sobre a história da Tocha e a lenda do fogo e desenhar a atual Rio 2016.
8º ANO - Em um cartaz fazer um breve resumo sobre os vídeos que foram assistidos em sala e desenhar a tocha Rio 2016.
9º ANO - Em um cartaz fazer um breve resumo sobre os vídeos que foram assistidos em sala, desenhar a tocha Rio 2016 e escrever o nome das cidades do Brasil onde a tocha irá passar (esse trabalho foi dividido em grupos - Grupo Região Norte, Grupo Região Sul, Grupo Região Nordeste.....)